Esfoliantes caseiros

Outro dia eu postei na minha  fanpage – curte aqui – uma matéria falando sobre os esfoliantes artificiais e o quanto o seu uso está causando uma verdadeira catástrofe ambiental. Isso porque aquelas microesferas que esfoliam a nossa pele são fragmentos de plástico de um tamanho praticamente impossível de tirar do ambiente. Esses fragmentos se infiltram no processo de tratamento de água e vão parar nos oceanos. Ou seja, eles acabam contaminando peixes e moluscos e voltando para a nossa casa – ou pela nossa torneira, ou no nosso prato. Pois é, o estrago é grande, tanto que muitos países já baniram o uso do ingrediente em seus produtos.

Certo, até aí, tudo bem. Porém, não é fácil encontrar produtos que sejam totalmente naturais, como esfoliantes com partículas de sementes, orgânicos, etc… E quando encontramos, em geral os preços não são nada convidativos. Por isso, esse post não é com o objetivo de apontar o dedo pra ninguém do tipo “pare de usar isso agora”, mas apresentar soluções eficazes e que não vão doer no seu bolso: os esfoliantes caseiros. Pode parecer papo de vovó, apresentá-los como solução em meio a tanta tecnologia, mas acredite, eles são melhores do que muitos que estão no mercado!

esfoliacao-caseira-receita

Borra de café – é de longe o meu preferido! A borra que sobra quando o café é passado, libera um óleo maravilhoso que deixa a pele lisinha e super hidratada. Além disso, estimula a produção de colágeno, clareia a pele e auxilia na diminuição das marcas de estria e celulite – tá bom pra você? E não precisa misturar com nada, basta espalhar a borra pelo corpo ou rosto – sim, pode usar em tudo – e massagear a pele. Mas, se você quiser misturar, óleo de coco é a dupla imbatível!

Açúcar – esse é, provavelmente, o ingrediente caseiro mais conhecido e usado na esfoliação. Aliás, existem até marcas que o utilizam, o famoso esfoliante labial Bubblegum, da Lush, nada mais é do que açúcar refinado com óleo de jojoba. Eu adoro a mistura do açúcar com mel, acho que esfolia super bem rosto e lábios. Você também pode misturar com iogurte, azeite, hidratante corporal, ou qualquer óleo que preferir. Aqui o segredo é: para a pele do rosto, açúcar refinado, para o corpo, cristal.

Fubá – pois é, como se não bastasse ser o ingrediente principal da polenta e vários bolos deliciosos – bolo de fubá cremoso é um dos meus preferidos da vida ❤ – o fubá ainda é um excelente esfoliante! Pode ser misturado com óleo, mel, iogurte e até com água! Como tem a textura mais fina, é ideal para esfoliar o rosto, que tem a pele mais delicada.

Sal – outro produto baratex e que 90% das pessoas têm em casa. Como o sal não se dissolve com facilidade, é mais indicado para a pele do corpo, no rosto ele pode ser muito agressivo – a minha pele, por exemplo, é extremamente chatinha, tudo irrita ela. As misturas aqui são as mesmas anteriores, mel, iogurte, hidratante corporal, etc…

Lembrando que, além das preferências pessoais, os ingredientes que misturamos para formar o esfoliante têm funções diferentes. Vale pensar em quais são as nossas maiores necessidades na hora de escolhê-los. O iogurte, por exemplo, tem alto poder umectante, regula o pH da pele, rejuvenesce e clareia, o mel tem propriedade de renovação celular e auxilia na hidratação, o óleo de amêndoas – um dos mais utilizados, não à toa – é cheio de vitaminas, possui propriedades antinflamatórias e cria uma barreira na pele que impede a perda de água. Cada ingrediente atua melhor em determinada área, mas todos são igualmente eficientes.

Comprar o produto pronto na farmácia é mais fácil? É, é em cima dessa praticidade que o mercado se baseia. Mas com tantas opções incríveis, mais baratas e, muitas vezes, melhores, acho que vale a pena experimentar, não?

Anúncios

Um comentário sobre “Esfoliantes caseiros

  1. Betta disse:

    Olá Thais! Gostei muito das suas dicas, sou fã desses procedimentos naturais, pelos motivos que você cita na sua postagem. Sigo seu blog e gosto muito, continue escrevendo.
    Um beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s