livro: dia de beauté

Essa semana o TGIF vai ser um pouquinho diferente – a começar pelo título. É que, em vez de dar mais de uma sugestão e falar brevemente sobre elas, resolvi me aprofundar mais e indicar um livro que li e gostei muito.

ddb

Em setembro do ano passado, a jornalista de beleza Victoria Ceridono – editora de beleza da Vogue e autora do blog Dia de Beauté –  lançou seu livro de maquiagem, o Dia de Beauté. Como sou leitora do blog desde o comecinho e fã do trabalho dedicado da Vic, comprei o meu assim que saiu e devorei em apenas 2 dias. E o que eu posso dizer é: leiam.

O livro é impecável, cheio de informações bacanérrimas, imagens e ilustrações de cada passo a passo e todo escrito de uma maneira leve e zero técnica. Eu não sou expert em maquiagem e nem pretendo ser. Sei o que considero o básico necessário para quem trabalha com consultoria de imagem, que é seleção dos produtos para cada pessoa, harmonização de cores e produção para o dia-a-dia. Ensino minhas clientes a escolherem seus produtos de maneira correta e fazerem uma maquiagem natural e que valorize seus pontos positivos. Mega produções noturnas, não são comigo.

Exatamente por isso, nunca investi em livros sobre o assunto. Em geral, a linguagem é muito específica e eu sinto que eles não conversam comigo. E aí está a diferença. O DDB conversa mesmo com quem não entende nada sobre o tema. Não é um livro com lições para aprender a se maquiar ou aperfeiçoar suas técnicas, mas uma amiga te mostrando que você PODE se maquiar, se quiser. A Vic escreve de uma maneira que inspira a tentar, faz qualquer passo a passo parecer simples. Se não der certo, tudo bem, a vontade de tentar já vale. Como ela mesma sempre diz, “poucas coisas são tão divertidas quanto maquiagem”, e é isso que o livro faz, ele nos apresenta a maquiagem como uma coisa divertida.

ddb02

Fora que o conteúdo é super completo e bem dividido. Tem capítulo sobre pele, olhos, equipamentos, boca, soluções para probleminhas emergenciais, como montar nécessaire, TUDO. E dentro de cada capítulo ela vai desde o mais simples até o que parece mais complicado, como controle de pele oleosa, esfumado e delineado gatinho. Tudo escrito de maneira prática e descontraída, sem regras ou certos e errados.

O efeito do livro é imediato, você quer experimentar produtos novos, batons diferentes, um delineado mais dramático. E isso é super válido. Quando você entende que também pode fazer, sua autoestima é quem agradece.

Além de tudo isso, é um livro delicioso de ler, tem uma estética linda, cores suaves, ilustras delicadas – as ilustrações são todas da incrível Karen Hofstetter -, fotos da Vic se maquiando – as fotos foram tiradas na casa dos pais dela, em SP – com flores e objetos retrô na composição. Enfim, é livro pra ter na cabeceira e usar o marcador – sim, ele tem marcador de páginas – para não esquecer qual será a próxima tentativa. Como diz o próprio subtítulo: um guia de maquiagem para a vida real.

ddb01

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s