Sexta-feira inspiradora

Eba! Setembro começou cheio de eventos interessantíssimos e, como em tudo na vida, parece que uma coisa “puxa” a outra. Quanto mais opções aparecem… mais opções aparecem! Não foi fácil decidir as dicas culturais de hoje, tenho várias sugestões incríveis para dar e prometo que darei todas, aos poucos. Uma exposição, um filme e um livro acho que já são suficientes por ora, né?

Mario-Testino-Your-Face

Para começar, desde o dia 29/08, a exposição “In your face”, do top fotógrafo peruano Mario Testino, está em cartaz no MAB – Museu de Arte Brasileira -, na FAAP. São 122 imagens selecionadas pelo próprio Testino, entre trabalhos consagrados e obras de seu acervo pessoal. Tem Gisele Bundchen, Lady Gaga, Angelina Jolie e mais uma série de modelos e celebridades, todos pelas lentes sensíveis e sagazes do fotógrafo. Quem ama moda ou fotografia, certamente conhece o trabalho ímpar de Testino, que tem inacreditável domínio de luz e cores, além da capacidade de capturar e transmitir, em suas fotos, o que há de mais profundo e envolvente em cada momento. Sua habilidade é única e a sensualidade latina, presente em seu DNA, aparece também em cada um de seus trabalhos, de maneira primorosa. O verdadeiro sexy se ser vulgar. Fiquei encantada com a exposição e irei novamente, com certeza. “In your face” permanece exposta até o dia 12/10, com entrada gratuita. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

thedirect_f01cor_2013110391

“The director – uma criadora na Gucci”. Acho que o título é autoexplicativo, não? Trata-se de um documentário sobre Frida Giannini, diretora criativa da Gucci. Apesar de consagrada, a grife italiana passou por situações difíceis e perdeu grande influência no cenário da moda. Porém, após a entrada de Frida, em 2006, a marca recuperou seu fôlego e seu status mundial. É um documentário incrível, tanto para quem é apaixonado por moda e quer conhecer um pouco mais dos bastidores, quanto para quem sonha em empreender e se aventurar em novos projetos. Frida é, sem sombra de dúvidas, inspiradora. Uma das únicas mulheres a liderar uma empresa de moda desse porte. Extremamente dedicada, é uma profissional exigente e que participa de todos os processos dentro da empresa. O filme desmistifica a aura  glamourosa da moda e mostra com fidelidade o quanto a paixão e o trabalho árduo são necessários para a obtenção de bons resultados. Mais um indicativo do quão inspiradora Frida é? Apesar de centenária, a Gucci não apresentava nenhum produto de beleza, mas agora, após 4 anos de pesquisa e desenvolvimento, a linha de maquiagem finalmente saiu. São mais de 200 itens, todos em embalagens luxuosas e gamas de cores completíssimas. A demora para o lançamento da linha? Frida, que se envolveu diretamente em todo processo, queria que tudo ficasse perfeito.

hpim2438ox811

Pegando carona no empreendedorismo criativo de Frida, o livro de hoje é “O segredo de Luísa”, de Fernando Dolabela. Super indicado para quem está pensando em abrir um negócio, mudar de área, repensar a vida, ou empreender, de qualquer forma que seja. Afinal, em tempos de pessoas-empresa, quem não precisa ser minimamente empreendedor? Pois é isso que o livro discute, porém, de uma maneira leve e envolvente. Através de uma personagem fictícia – Luísa -, que sonha em abrir seu próprio negócio, o autor consegue abordar o empreendedorismo sem cair em termos técnicos e números. O romance se desenrola naturalmente e as informações, inseridas dentro desse contexto, aparecem de maneira muito clara e até óbvia, em alguns momentos. Sua trajetória é detalhada, degrau por degrau, e cada obstáculo e vitória são um exato reflexo da realidade de quem decide se aventurar em um novo projeto. Falta de apoio, orçamento limitado, escassez de recursos, dúvidas e insegurança. Tudo isso é mostrado e superado, com trabalho, dedicação e, principalmente, certeza de ter feito a escolha certa. Uma verdadeira injeção de ânimo para quem desistiu de tentar!

Essas são as minhas sugestões e eu estou completamente apaixonada por cada uma delas. A exposição eu vou repetir, o livro virou meu queridinho e o documentário já faz parte do meu acervo para a vida. Espero que você goste e que eles causem em você o mesmo efeito que causaram em mim!! Bom fim de semana!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s