Vamos lavar roupa?

O título desse post não tem nenhum engajamento machista, nem nada do gênero – mesmo porque eu não acho que lavar as próprias roupas, ou não, seja critério de diferença entre pessoas!

Acontece que eu recebo muitas dúvidas em relação à manutenção das peças, assim como ouço muiiitas vezes que roupa barata estraga rápido e roupa cara dura a vida inteira. Não que essa afirmação não tenha algum sentido, mas ela não é, nem de longe uma verdade absoluta. É óbvio que se você paga mais em uma peça pelo seu material superior e acabamento impecável, ela vai durar mais do que uma outra não tão bem feita. Porém, o que vai definir realmente o quanto as suas roupas vão durar é a maneira como você cuida delas. Isso significa como você as lava, passa e armazena.

A princípio parece simples, lava-seca-passa, mas as roupas são feitas de materiais diferentes e isso precisa ser observado durante esse processo básico.  E quando digo isso, não estou falando apenas de separar roupas claras, escuras e brancas – isso é REGRA, hein! Por favor. Por isso eu elenquei algumas dicas que, se você seguir, vão fazer suas roupas durarem muito mais tempo, pode ter certeza!

  • Feche todos os zíperes e botões das peças para que elas não deformem. No caso de camisetas pólo ou camisas, desdobre também a gola.
  • Não guarde as roupas sujas em locais fechados, deixe-as em locais arejados para que não embolorem ou peguem mau cheiro.
  • Para saber se uma peça vai soltar tinta, molhe uma pequena parte, cubra com um pano/papel branco e passe ferro. Se transferir, vai soltar.
  • Respeite a composição dos tecidos na hora de ajustar a temperatura da máquina.
  • As peças delicadas, prefira apenas deixar de molho com sabão neutro. Evite água quente, produtos de limpeza e centrífuga. Caso lave na máquina, coloque-as dentro de saquinhos específicos para isso.
  • Não exagere na quantidade de produtos, eles podem manchar as roupas.
  • Não deixe de molho por mais de 1 hora. O sabão tem a função de remover a sujeira da peça, que vai para a superfície da água. Porém, após um tempo ela entra em processo de decantação e desce, grudando na roupa novamente.
  • Jamais torça as suas roupas!
  • Coloque-as para secar em um local arejado, mas não diretamente no sol.
  • Quando for passar as suas roupas, atente-se ao tecido para ajustar a temperatura de maneira correta. Lembre-se que materiais sintéticos não suportam temperaturas muito altas e podem acabar estragando. Quando forem peças delicadas, utilize uma proteção entre o ferro e a roupa, se for possível, faça isso também com as roupas escuras, para que não fiquem com aquele efeito brilhante.

Na hora de armazenar as suas roupas, lembre-se de não deixar as peças amontoadas, isso pode acabar amassando-as e danificando, dependendo do tecido. As malhas pesadas – tricôs, crochês – não devem ficar em cabides para não deformar. Peças mais delicadas, que puxam fio, têm brilho ou algum detalhe desse tipo, devem ser guardadas em saquinhos. Porém, saquinhos próprios para isso. As roupas precisam respirar e não devem ser guardadas em sacos plásticos. E de tempos em tempos, deixe seu guarda-roupas de portas abertas para ventilar. Essas dicas podem não fazer suas roupas durarem para sempre, mas vão fazer uma diferença e tanto!

roupas_varal

Anúncios

3 comentários sobre “Vamos lavar roupa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s