TGIF

Sexta-feira tumultuada aqui em São Paulo, capital. Muito trânsito desde cedo – típico de sexta, típico de SP –, alguns acidentes e todo mundo desejando o fim de semana. E, como não poderia deixar de ser, aqui estou eu, com as dicas culturais!

Tenho recebido muitas críticas positivas, sobre essa tag do blog, e fico bastante feliz em saber que minhas dicas estão sendo úteis. Só gostaria de pedir que vocês deixassem as suas críticas – ou elogios, reclamações, qualquer coisa – aqui na parte de comentários. É só clicar no balãozinho do lado direito do título de cada post. Porque assim eu consigo ter um feedback maior e mais interação com vocês. Combinado? Agora chega de tanta falação e vamos saber o que pode ser feito de interessante nesse final de semana.

nota-flavio

Exposição: Acontece na Oca, no Parque do Ibirapuera, a exposição “Flávio de Carvalho – A experiência como obra”, que apresenta quase 200 obras de um dos precurssores da performance no Brasil. O artista, polêmico – em sua “Experiência nº 3”, em 1956, passeou pelo centro de São Paulo vestindo blusa de manga bufante, saia, meia arrastão, sandália e chapéu, figurino que ficou conhecido como new look – sacudiu por diversas vezes a cena cultural do país. Nas artes plásticas, fugiu de rótulos que o definissem, sendo considerado ora expressionista, ora surrealista. Entre seus feitos, estão os retratos de Mário e Oswald de Andrade. A mostra está dividida em 4 blocos de trabalhos do artista, que não estão organizados cronologicamente, mas de modo a apresentar o universo amplo de sua criatividade. Além disso, conta com uma arena, com projeções e trilha sonora criadas especialmente para que o público possa vivenciar a “Experiência nº 2”, realizada em 1931 – na ocasião, Flávio escolheu uma procissão de Corpus Christi para testar os limites da tolerância. Transitou no sentido oposto ao fluxo, com um chapéu verde na cabeça. Ele quase foi linchado e precisou se esconder em um estabelecimento comercial, onde foi protegido por policiais. Essa foi uma performance icônica que, inclusive, originou um livro sobre o comportamento das massas pela psicanálise. Para quem se interessou, a entrada é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h às 17h.

20131205-ela-filme-de-spike-jonze

Cinema: O filme “Ela”, do diretor Spike Jonze – “Quero ser John Malkovich” – não apresenta apenas um elenco estrelado – deu uma olhada nos atores ali no cartaz? Pois é. Considerado por alguns “comédia romântica” e por outros “ficção científica”, a obra vai além disso. É um retrato da relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. Na história, o protagonista – Joaquin Phoenix –, após um divórcio e tentativas fracassadas de novos relacionamentos, acaba se apaixonando por Samantha – Scarlett Johansson –, a voz por trás do sistema operacional de seu computador – uma espécie de Siri muito mais intuitiva. O romance parece a solução perfeita para ele, já que o sistema operacional se adapta facilmente ao usuário, descobrindo seu perfil e qual tipo de mulher preencherá suas necessidades. Porém, Samantha não para de se desenvolver, tecnologicamente, e isso acarreta uma série de problemas. Apesar do tema sério, Jonze consegue dar leveza e humor à história, que é pautada por diálogos perspicazes sobre o que as pessoas esperam do amor. Com 5 indicações ao Oscar – melhor filme, melhor canção original, melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor design de produção –, o filme vale os quase 130 minutos na tela.

Dica bônus: Essa é para os que deixam tudo para a última hora. Acaba no próximo domingo, dia 23/02, a exposição “CAZUZA mostra sua cara”, no Museu da Língua Portuguesa, com entrada gratuita. Nessa eu não fui, por isso, deixo vocês com as impressões de amigos que foram, aqui.

Tem coisa boa para fazer no finde, né? Depois volta aqui pra me contar, não esquece. Enjoy!

Anúncios

2 comentários sobre “TGIF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s