TGIF

Hmmmm, sexta-feira! Aqui em São Paulo ela está chuvosa, e na sua cidade? Para acompanhar esse clima não existe nada melhor do que filme, livro e pipoca. Que bom, já que hoje é dia de dica cultural aqui no blog. Quem sabe eu não te encorajo e inicar uma boa leitura, não é? Vamos às dicas…

9788525409591

Leitura: O livro Coisas da vida é o 16º da carreira da escritora Martha Medeiros – que dispensa apresentações, né? Frases suas vivem circulando pelas redes sociais –, sendo o 7º de crônicas, para mim os melhores da autora. É um compilado dos textos publicados nos jornais Zero Hora e O Globo, entre setembro de 2003 e setembro de 2005 e não poderia ter um título mais apropriado. O livro trata de assuntos variados do nosso cotidiano com leveza, humor, ironia e muita, muita sensatez. Apesar do tom leve com que a autora escreve, os textos nos fazem refletir acerca do mundo e de nós mesmos. E essas reflexões são sempre bem-vindas, nos fazem retomar o fôlego, dar um novo ânimo aos nossos dias. Para quem nunca leu nada da Martha, indico esse como porta de entrada, principalmente por serem crônicas, não terem uma continuidade. Você pode ler uma por dia, não ler em sequência, ou seja, decidir a maneira como quer ler. Mas sinceramente, eu duvido muito que você consiga não ler tudo de uma vez. A inteligência com que a autora escreve nos prende e a leitura fácil nos convida a só parar quando o livro chega ao fim.

photo 1

Essa é apenas uma das inúmeras frases grifadas no livro – sim, sou dessas que leem com a caneta marca-texto na mão, pronta para grifar tudo. Na verdade meu livro é praticamente todo grifado. Em cada crônica existe, ao menos, uma frase que mereça destaque.

maria-antonieta15

Filme: Estrelado por Kirsten Dunst – ufa, nem só de Mary Jane vive a atriz – e dirigido pela incrível Sofia Coppola – não tão incrível quanto o pai, claro –, Maria Antonieta, de 2006, retrata a vida da jovem rainha da França, no século XVIII. A obra apresenta uma visão “moderninha” da corte do Rei Luís XVI, pelo ponto de vista da rebelde Maria Antonieta. Princesa enviada da Áustria para se casar com o príncipe como parte de um acordo entre os dois países, ela não se sente à vontade com o estilo de vida da corte – rígidas regras de etiqueta, hostilidade, disputas familiares – e decide criar seu próprio universo, gastando valores exorbitantes com vestidos, penteados extravagantes e festas regadas à ostentação. Passa a ditar moda e ser imitada por suas seguidoras. Além do contexto histórico-biográfico, o filme vale pelas imagens do Palácio de Versalhes – a maior parte das cenas foi rodada lá – e pelo figurino vencedor do Oscar, que conta com uma imersão nos vestidos de gala, em tom pastel, da época e sapatos poderosos, assinados por Manolo Blahnik. Para quem gosta de história, moda, princesas, rebeldia, música pop, ou simplesmente procura por algo que vale a pena ser assistido.

Essas são as minhas dicas de hoje. Caso você as siga, depois me deixa um comentário contando! Um bom fim de semana pra você!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s